Pesquisa descobre mecanismo capaz de controlar transtornos de ansiedade

Um neurotransmissor específico do cérebro, chamado GABA, precisa estar em altas concentrações para afastar pensamentos ‘intrusos’

Uma pesquisa publicada nesta sexta-feira na “Nature Communications” mostra que o cérebro precisa produzir uma substância específica relacionada à memória para afastar pensamentos indesejados, podendo controlar, assim, transtornos de ansiedade. O achado é considerado importante porque possibilita o desenvolvimento de remédios que simulem a substância e sejam capazes de controlar a ansiedade.

A substância encontrada é um neurotransmissor — responsável pela comunicação entre neurônios, já que eles não se tocam. Os pesquisadores identificaram que o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico, na sigla em inglês) precisa estar em altas concentrações para que pensamentos do passado fiquem sob controle.

Segundo os cientistas que participaram da pesquisa, isso pode ajudar a explicar distúrbios de ansiedade e condições mais graves, como a esquizofrenia.

Essas condições frequentemente têm como sintoma uma avalanche de pensamentos “intrusos” que podem ter em sua raiz disfunções na produção dessa substância: a invasão de pensamentos negativos, quando não estamos solicitando a memória voluntariamente, é um dos principais gatilhos para transtornos de ansiedade.

“Nossa capacidade de controlar nossos pensamentos é fundamental para o nosso bem-estar”, diz Michael Anderson, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Cambridge. “Quando essa capacidade se rompe, ela causa alguns dos sintomas mais debilitantes de doenças psiquiátricas: memórias intrusas, alucinações, ruminações e preocupações patológicas e persistentes.”

Se você sofre com ansiedade clique aqui para ler o artigo “Como como controlar a ansiedade e se acalmar durante uma crise”.

Buscando ajuda profissional

Caso os ataques de ansiedade sejam frequentes, o melhor a fazer é procurar ajuda profissional o quanto antes. Postergar o tratamento apenas agrava o problema.

Vá a um terapeuta especializado em saúde mental para aconselhamento e terapia. Você pode ter síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada, que podem ser ambos tratados por um profissional.

Que tal conhecer um pouco sobre Hipnose e Hipnoterapia agora? É só clicar aqui!

Gosta de neurociências? Siga o prof. Sergio Enrique no Facebook clicando aqui.

Clique aqui para assistir a um vídeo onde o prof. Sergio Enrique tira dúvidas sobre Hipnose e Hipnoterapia.

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/pesquisa-descobre-mecanismo-capaz-de-controlar-transtornos-de-ansiedade-22027035#ixzz4xY90bSql

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Sobre o Autor

Prof. Sérgio Enrique

Prof. Sergio Enrique Faria

Sergio Enrique Faria é diretor do Estúdio da Mente. Psicanalista, Parapsicólogo, Hipnoterapeuta, Coach, Trainer e Master Practitioner Internacional em PNL – Programação Neurolinguística.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Neurociência Clínica e Educacional. Pós-graduado em Neuropsicologia, Pós-graduado em Neuropsicopedagogia, Pós-graduado em Psicanálise Clínica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduado em Comércio Exterior e Bacharel em Administração de Empresas, Líder de Aprendizagem certificado pela Harvard University (EUA).
Palestrante, treinador e Professor universitário em cursos de pós-graduação e MBA. Autor e coautor dos livros: “Vendas e Negociação com PNL – como entrar nas mentes de seus clientes”. “Manual completo de PNL – Estratégias de grandes especialistas da Programação Neurolinguística para alcançar a excelência” e “Educação 2008 – As mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores”. 

Siga-me!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Posts Recentes